Olá pessoal, tudo bem por aí?
Hoje nós selecionamos aquelas que consideramos como as 7 principais vantagens da aplicação da tecnologia da manufatura aditiva (ou impressão 3D) para o seu negócio.
Mas vamos começar do básico: você conhece a impressora 3d?
Nosso objetivo aqui não é explicar detalhes dessa tecnologia, queremos apenas que você saiba do que se trata e como pode se beneficiar disso!
A impressão 3d vem se popularizando no mundo inteiro. A queda de sua patente possibilitou a expansão das máquinas no mercado, deixando de ser restritas a grandes empresas e passando a serem encontradas, inclusive, nas nossas casas. Esse modelinho é um dos mais comuns. Inclusive, é um dos que temos aqui!
O modelo de impressora mais comum é o FDM (fused deposition model), que consiste em um sistema que aquece o filamento plástico (mais comum, mas é possível trabalhar com outros materiais) e o deposita em camadas, formando os objetos através do bico que se move nos eixos x, y e z da impressora. Deu pra entender? Se não deu acessa esse link aqui que lá no YouTube tem vários videozinhos pra te explicar melhor: https://www.youtube.com/watch?v=rwrsHs6iB9U
Mas vamos logo ao que interessa: que vantagens o meu negócio pode ter com a impressora 3d?
Temos aqui algumas delas:
- 1. reduzido investimento inicial na criação de novos produtos; (dispensa molde)
- 2. Não há quantidade mínima de peças
- 3. Maior dinamismo no teste de protótipos
- 4. Personalização
- 5. Resolução de problemas específicos conforme a situação
- 6. Produção de peças complexas, inclusive várias partes juntas
- 7. Auxilio na criação de um novo negócio
- 1. reduzido investimento inicial na criação de novos produtos = dispensa molde!
Por acaso você tem um pequeno negócio que produz as próprias peças e já tentou produzir peças em plástico? Pode-se dizer q é impossível, não é mesmo?
A produção de peças fabricada pelo processo de injeção exige um molde carésimo e a produção de uma enorme quantidade de peças para que valha a pena fazer esse molde (o tal do diluir o custo). Consequentemente, quem encomenda as peças acaba ficando com um pepino nas mãos, já que terá que empurrar aqueles produtos no mercado com promoções e queimões.
Aí fica a pergunta: e se o mercado não reagir bem? Se as pessoas não gostarem do produto? Se precisar de alterações que demandem a produção de um novo molde?
Aí, meus amigos e amigas, vocês vão desejar ter feitos testes com a impressora 3d (da peça-piloto ou mesmo da peça acabada, conforme o produto).
2. Não há quantidade mínima de peças
Ja falei um pouquinho desse ponto no tópico anterior, mas vamos explicar melhor.
O custo de produção da impressão 3d depende basicamente da quantidade de material utilizado e do tempo de impressão. Ainda há alguns outros fatores que influenciam a formação do preço da peça, mas esses são os principais e os mais facilmente compreensíveis.
Daí já da pra ter uma ideia de que, quanto maior e mais complexa a peça (quanto mais detalhes tiver), maior será seu custo. Entretanto, esse custo pode ser individualizado. Colocar mais peças na mesa de impressão poderia reduzir um pouco o tempo de impressão por peça porque a mesa demora o mesmo tempo para se aquecer para 1 ou 10 peças (se couber na mesa, claro). Esse custo seria, então, diluído por mais peças. Mas não é um fator de grande impacto no caso de encomendas menores.
Quando somos questionados, então, sobre o pedido mínimo, nossa resposta é: 1!
- 3. Maior dinamismo no teste de protótipos
O desenvolvimento de novos produtos, principalmente para produção de quantidades um pouco maiores, requer um protótipo perfeito para evitar a produção peças com defeito. A produção dessa peça-piloto pelas impressoras 3d permite a rápida visualização de eventuais erros e revisão do modelo, e ainda a rápida alteração e teste da peça.
- 4. Personalização
Eu, Juliana, adoro esse benefício! Adoro marketing, divulgação, itens promocionais e brindes personalizados! E a impressora 3d permite um mundo de possibilidades. Não faz sentido distribuir para os cientes produtos aleatórios, apenas com o nome da empresa impresso, quando se pode oferecer um mimo personalizado mais atraente e util. Até mesmo peças simples, como chaveiros ou ímãs, podem apresentar um nível de complexidade maior, resultando em peça que traduz de forma mais adequada determinados valores que a empresa cliente queira transmitir.
- 5. Resolução de problemas específicos conforme a situação
A resolução de problemas é uma das utilidades mais interessantes da impressora 3d. A possibilidade de materializar hipóteses e testá-las faz da impressão 3d uma viabilizadora e facilitadora da inovação.
Por aqui já imprimi desde borrachinha de prender pulseira de relógio, passando por tampa de ralo para evitar a entrada de escorpiões, abraçadeira para tampar vazamento de canos e até peças para construir uma CNC.
- 6. Produção de peças complexas, inclusive várias partes juntas.
A tecnologia da manufatura aditiva pode ser essencial na produção de peças detalhadas, semelhantes a esculturas. Estátuas, vasos de plantas facetados ou rebuscados e peças de pequenas dimensões são exemplos das maravilhas que a impressora 3d faz por nós e facilita nossa vida no desenvolvimento de novos produtos.
Como uma imagem vale mais do que mil palavras, deixo aqui alguns exemplos de peças que já imprimimos para esclarecer melhor o tópico:
- 7. A impressora te ajuda a criar um negócio.
A mais impressionante vantagem da impressora 3d é a possibilidade de micro e pequenos empreendedores desenvolverem linhas exclusivas de produtos para iniciar o próprio negócio com peças únicas.
Veja o exemplo da Aboutiqueer, loja virtual de acessórios criada pela Bella Lapierre ! As peças foram a extensão de um projeto que ela iniciou na pandemia, em parceria com o Rafael Ventura, chamado Queerentena. Hoje ela tem os acessórios que representam o programa, que os fãs podem levar pra casa e usar na balada, transmitindo uma mensagem coerente com o negócio e com seu posicionamento social e político!
Isso foi possível porque a impressão 3d permite a produção de poucas peças, a execução de diversos modelos até ajustar o produto final e a personalização da linha de produtos!
Simplesmente sensacional! Olha só alguns produtos da linha de acessórios que você pode adquirir na Boutiqueer – https://www.instagram.com/aboutiqueer/.
Essas foram apenas algumas das inúmeras vantagens da utilização da impressão 3d no desenvolvimento de novos produtos ou na resolução de problemas do dia-a-dia.
Se você pensar em mais alguma situação que poderia ser resolvida com a utilização da impressora 3d, fala pra gente! Quem sabe não sai um projeto colaborativo bacana aí?!
Até a próxima!
E continue nos acompanhando pelas redes sociais que vamos colocando mais novidades por lá!